História ou Trajetória



https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fb/S%C3%ADmbolo_Medicina_Veterinaria_II.gif 


Conceito
A medicina veterinária é a "arte da cura de animais", assim como a medicina humana é a "arte da cura de humanos". No entanto estes dois ramos da medicina encontram-se em constante dinamismo, tanto em termos de investigação e avanço cientifico como em termos de controlo e erradicação de doenças.
O conceito de medicina tradicional refere-se a práticas, abordagens e conhecimentos, --- incorporando conceitos materiais e espirituais ---, técnicas manuais e exercícios, aplicados individualmente ou combinados, a indivíduos ou a coletividades, de maneira a tratar, diagnosticar e prevenir doenças, ou visando a manter o bem-estar.
A atual prática da medicina utiliza em seu favor conhecimentos obtidos por diversas ciências, por exemplo, biologiaquímicafísicamicrobiologiaepidemiologia,anatomiafisiologia etc. Trata-se, na verdade, de várias ligações das ciências relacionadas à saúde. Em um conceito estrito, a Medicina Veterinária busca a saúde animal e pública por meio de estudos, diagnósticos e tratamentos, e no conceito mais amplo, aliviar o sofrimento e manter o bem-estar global. De modo geral, a Medicina Veterinária engloba os campos de Clínica Médico-Veterinária, CirurgiaGinecologia e obstetrícia e Saúde pública.

História

A medicina veterinária é tão antiga quanto a ligação que os seres humanos realizaram com os animais. A ars veterinariaestava registrada no Papiro de Kahoun, de cerca de 4000 a.C.. Os códigos Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hamurabi (c. 1700 a.C.), na Babilônia, trazem referências ao pagamento e atribuições dos médicos dos animais.
Na Grécia Antiga, a profissão, então chamada de hipiátrica, data do século VI a.C.; já em Roma alguns tratados foram dedicados às doenças animais, como os de Catão e de Columela.

Apsirtos_________________________________________________________________________
Apsirtos, considerado o "Pai da Medicina Veterinária" no Ocidente, nasceu em Clazômenas, em 300, foi autor de 121 dos 420 artigos do tratado publicado no século VI, no Império Bizantino, chamado Hippiatrika. Formado em Medicina, em Alexandria, foi o Médico Veterinário chefe no exército de Constantino.

“Apsirtos,  considerado no mundo ocidental a partir dos helenos, o "pai da Medicina Veterinária".
Apsirtos nasceu no ano de 300 d.C., em Clazômeras, cidade litorânea do mar Egeu, na costa ocidental da Ásia Menor. Estudou medicina em Alexandria, tornando-se posteriormente, veterinário chefe do exército de Constantino, durante a guerra contra os povos Samartas do Danúbio, entre 332 e 334. Após a guerra, exerceu a arte de curar animais em Peruza e Nicomédia, cidades da Ásia Menor, criando uma escola de hipiatras. Entre os assuntos descritos por Apsirtos, merecem referência o mormo, o enfisema pulmonar, o tétanocólicas e fraturas, e descrições de sangrias com suas indicações e modalidades, as beberagens e osunguentos. Sua obra revela, enfim, o domínio sobre o conhecimento prevalecente na prática hipiátrica da época”.

No Brasil__________________________________________________________________________


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/79/Room1bis_MFragonard.JPG/300px-Room1bis_MFragonard.JPG
Primeira Sala do Museu da Escola Nacional de Medicina Veterinária de Alfort (França)
Com a chegada da família real ao Brasil, em 1808, a cultura científica e literária brasileira recebeu novo alento, pois até então não havia bibliotecas, imprensa e ensino superior no Brasil Colônia. São fundadas, inicialmente, as Faculdades de Medicina (1815), Direito (1827) e a de Engenharia Politécnica (1874). Quanto ao ensino das Ciências Agrárias, seu interesse só foi despertado quando o Imperador D. Pedro II, ao viajar para França, em 1875, visitou a Escola de Medicina Veterinária de Alfort, impressionou-se com uma Conferência ministrada pelo Médico Veterinário e Fisiologista Dr. Collin. Ao regressar ao Brasil, tentou propiciar condições para a criação de entidade semelhante no País.
Entretanto, somente no início do século XX, já sob regime republicano, autoridades brasileiras decretaram a criação das duas primeiras instituições de ensino de Medicina Veterinária no Brasil, a Escola de Medicina Veterinária do Exército, pelo Dec. nº 2.232, de 06 de janeiro de 1910 (aberta em 17/07/1914), e a Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária, através do Dec. nº 8.919 de 20/10/1910 (aberta em 4 de setembro de 1913), ambas na cidade do Rio de Janeiro.
Em 1911, em Olinda, Pernambuco, a Congregação Beneditina Brasileira do Mosteiro de São Bento, através do Abade D. Pedro Roeser, sugere a criação de uma instituição destinada ao ensino das ciências agrárias, ou seja, Agronomia e Veterinária. As escolas teriam como padrão de ensino as clássicas escolas agrícolas da Alemanha, as "Landwirschaf Hochschule". No dia 1º de julho de 1914, eram inaugurados os curso de Agronomia e Medicina Veterinária nesta instituição. Todavia, por ocasião da realização da terceira sessão da Congregação, em 15 de dezembro de 1913, ou seja antes da abertura oficial do curso de Medicina Veterinária, um Farmacêutico formado pela Faculdade de Medicina e Farmácia da Bahia solicitava matrícula no curso de Medicina Veterinária, na condição de "portador de outro diploma do curso superior".
A Congregação, acatando a solicitação do postulante, além de aceitar dispensa das matérias já cursadas indica um professor particular, para lhe transmitir os conhecimentos necessários para a obtenção do diploma antes dos (quatro) anos regimentares. Assim, no dia 13 de novembro de 1915, durante a 24ª sessão da congregação, recebia o grau de Médico Veterinário o senhor Dr. Dionysio Meilli, primeiro Médico Veterinário formado e diplomado no Brasil.
Desde o início de suas actividades até o ano de 1925, foram diplomados 24 médicos veterinários. Em 29 de janeiro, após treze anos de funcionamento, a Escola foi fechada por ordem do Abade D. Pedro Roeser.
A primeira mulher diplomada em Medicina Veterinária no Brasil foi a Dra. Nair Eugênia Lobo, na turma de 1929 pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
No Brasil, os primeiros trabalhos científicos abrangendo a patologia comparada (animal e humana) foram realizados pelo Capitão-Médico João Moniz Barreto de Aragão (fundador da Escola de Medicina Veterinária do Exército), em 1917, no Rio de Janeiro, e cognominado Patrono da Medicina Veterinária Militar Brasileira, cuja comemoração se dá no dia 17 de junho, data oficial de inauguração da Escola de Medicina Veterinária do Exército (17/06/1914).[4]



Na Modernidade________________________________________________________________
Recentemente a aplicação da medicina veterinária tem se expandido por causa da disponibilidade de técnicas avançadas de diagnóstico e de terapia para a maioria das espécies animais, bem como pelos avanços científicos em outras áreas, como a genética, a biotecnologia, a fisiologia, que proporcionam melhoramentos nos sistemas de produção animal.
Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS), reconhecendo a necessidade de se conciliar, definitivamente, os inseparáveis preceitos da saúde humana com a saúde dos animais, recomendou que se criasse a uma seção de saúde veterinária, que foi estabelecida no ano de 1949; assim define a OMS, em 1951, a Saúde Pública Veterinária:
"A Saúde Pública Veterinária compreende todos os esforços da comunidade que influenciam e são influenciados pela arte e ciência médico-veterinária, aplicados à prevenção da doença, proteção da vida e promoção do bem-estar e eficiência do ser humano" (Organização Mundial da Saúde, 1951). Em 1955, foram estabelecidas as seguintes atividades para esta área: o controle e erradicação de zoonoses; a higiene dos alimentos; os trabalhos de laboratório; os trabalhos embiologia e as actividades experimentais.

Comparação curricular entre medicina humana e medicina veterinária
Os dois primeiros anos curriculares, em ambos os cursos, medicina humana e medicina veterinária, são muito semelhantes na nomenclatura das suas disciplinas, mas algo diferentes no seu conteúdo. Geralmente os dois primeiros anos curriculares incluem bioquímicafisiologiahistologiaanatomiafarmacologia,microbiologiaepidemiologiapatologia e hematologia. Utilizando algumas escolas de medicina veterinária os mesmos livros de medicina humana, e vice-versa. No entanto, o conteúdo de medicina veterinária é muito mais abrangente, incluindo doenças animais de espécies variadas e as suas diferenças específicas. Muitos médicos veterinários têm a mesma farmacologia que médicos humanos, contudo, visto a especialidade de farmacologia veterinária estar em constante crescimento, cada vez mais escolas/faculdades estão a utilizar manuais específicos para medicina veterinária. Quanto à fisiologia veterinária, esta é mais complexa que a Humana, pois a fisiologia da maioria dos animais é mais complexa, como a fisiologia digestiva (ex: fisiologia do rúmen), fisiologia renal (especialmente mamíferos, peixes, répteis e aves) e, claro, a fisiologia cardio-pulmonar, a qual detém uma complexidade magnifica. histologia é essencialmente a mesma para os dois cursos.
Quanto a anatomia, esta é extremamente complexa, pois abrange um grande número de espécies, em elevadíssimo pormenor, sendo a anatomia do cão e do equino as mais focadas. Comparativamente com medicina humana, medicina veterinária tem uma anatomia muito mais abrangente, concentrando-se na anatomia músculo-squeléticaartrologiaesplancnologiaangiologia e neurologia de várias espécies. Microbiologia e particularmente, virologia, têm a mesma abordagem nos dois cursos, porém, com as diferenças existentes entre doenças especificas. Epidemiologia foca-se na prevenção de doenças e na saúde das populações.Patologia é muito diversa e engloba muitas espécies e sistemas de órgãos.
A maioria das escolas têm cursos de medicina veterinária com especialização em Pequenos Animais e também em grandes animais.
Os dois últimos anos curriculares dos dois campos são semelhantes apenas na sua ênfase clínica. Um estudante de medicina veterinária, deve estar preparado, para ser totalmente funcional, como médico, no dia da sua formatura - competente em cirurgia e medicina, ao mesmo tempo, e disposto à prática em até cinco ou mais espécies. A maioria dos veterinários são treinados para realizar cirurgia ortopédica, ginecológica e obstétricia cirúrgicas, cirurgias intestinais, cirurgia urológica menor, cirurgias orais e até mesmo cirurgias cárdio-torácicas.
A acumulação de competências nos últimos dois anos do curso de medicina veterinária é equivalente ao que muitos médicos humanos adquirem nos 3-5 anos deresidência médica. Na verdade, é impossível para um médico humano, executar sozinho todos os procedimentos cirúrgicos que um médico veterinário realiza durante a sua residência médica. O médico veterinário recém formado, deve ser capaz de concluir com sucesso o exame de junta médica e iniciar a sua prática clínica no dia da formatura, enquanto a maioria dos médicos humanos, completa 3 a 5 anos de pós-graduação de residência, antes de exercer medicina de forma independente, geralmente numa estreita e centrada especialidade.

Áreas de atuação do médico veterinário

Médico veterinário do exército.
  • 1. Exercício da profissão de médico veterinário em regime liberal;
  • 2. Tratamento das enfermidades e dos traumatismos que afetam os animais;
  • 3. Indústrias farmacêuticas;
  • 4. Laboratórios de análises;
  • 5. Saúde pública;
  • 6. Inspeção e segurança alimentar;
  • 7. Organismos do ministérios da agricultura e saúde e direcções regionais;
  • 8. Indústrias alimentares de produtos de origem animal;
  • 9. Indústrias de alimentos compostos para animais;
  • 10. Administração autárquica;
  • 11. Pesquisa em diversos campos da saúde, humana e veterinária.

Especializações médico-veterinárias

O título de especialização para os médicos veterinários depende da realização de cursos especializados, dos quais os principais são:

Especialidades e área de atuação
  • Acupuntura médico-veterinária
  • Anestesiologia médico-veterinária
  • Bem-estar e comportamento animal
  • Clínica médica de grandes animais - ruminantes, equídeos e suínos
  • Clínica médica de pequenos animais - cardiologia, dermatologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia
  • Ecologia e gestão ambiental
  • Farmacologia e terapêutica médico-veterinária
  • Fisiologia e endocrinologia médico-veterinária
  • Hematologia médico-veterinária
  • Homeopatia médico-veterinária
  • Imunologia
  • Inspecção higiênica, sanitária e tecnológica de produtos de origem animal - carnes e derivados, leite e derivados, pescado e derivados, ovos e derivados, mel e derivados, controle físico-químico e microbiológico de produtos de origem animal
  • Medicina e produção de animais aquáticos
  • Medicina e produção de animais de laboratórios
  • Medicina e produção de animais silvestres
  • Medicina veterinária intensiva
  • Medicina veterinária legal
  • Medicina veterinária preventiva - saúde pública, epidemiologia, zoonoses e planejamento em saúde animal, doenças infecciosas e parasitárias, vigilância sanitária
  • Microbiologia médico-veterinária - virologia, bacteriologia e micoologia
  • Morfologia médico-veterinária - anatomia, histologia, citologia e embriologia
  • Odontologia médico-veterinária
  • Oncologia médico-veterinária
  • Parasitologia médico-veterinária
  • Patologia veterinária
  • Patologia médico-veterinária - anatomia patológica, histopatologia e ornitopatologia
  • Radiologia e diagnóstico por imagem médico-veterinária - ultra-sonografia, ressonância magnética, tomografia e videolaparoscopia
  • Reprodução animal (também chamada de teriogenologia) - andrologia, tecnologia do sêmen e inseminação artificial, ginecologia e obstetrícia médico-veterinária, produção “in vitro” de embriões, transferência de embriões, clonagem animal, transgênese animal, fisiologia e manejo reprodutivo
  • Toxicologia médico-veterinária
  • Urologia e nefrologia felina

ALGUNS EXEMPLOS DE LITERATURA VETERINÁRIA__________________________


Semiologia Veterinária - A Arte do Diagnóstico
Detalhes
Texto completo e moderno sobre semiologia veterinária que conta com a participação de renomados especialistas nas diversas espécies abordadas na obra.
A primeira edição, lançada em 2004, alcançou enorme sucesso de vendas e foi adotada em todas as faculdades brasileiras em razão de sua qualidade, profundidade e abrangência.
Essa nova edição foi completamente revisada e atualizada e recebeu o acréscimo de novos temas, como a avaliação de recém-nascidos das diferentes espécies animais.
Sumário
Capítulo 1 | Introdução à Semiologia
Capítulo 2 | Contenção Física dos Animais Domésticos
Capítulo 3 | Contenção Química
Seção A | Contenção Química de Cães e Gatos
Seção B | | Contenção Química de Equinos e Ruminantes
Capítulo 4 | Exame Físico Geral ou de Rotina
Capítulo 5 | Semiologia de Animais Recém nascidos
Seção A | Semiologia de Recém nascidos Ruminantes e Equídeos
Seção B | Semiologia de Recém nascidos de Companhia | Cães e Gatos
Capítulo 6 | Sistema Digestório
Seção A | Considerações Preliminares
Seção B | Semiologia do Sistema Digestório de Ruminantes
Seção C | Semiologia do Sistema Digestório de Equinos
Seção D | Semiologia do Sistema Digestório de Cães e Gatos
Capítulo 7 | Sistema Circulatório
Seção A | Semiologia do Sistema Circulatório de Equinos e Ruminantes
Seção B | Semiologia do Sistema Circulatório de Cães e Gatos
Capítulo 8 | Semiologia do Sistema Respiratório
Seção A | Semiologia do Sistema Respiratório de Grandes Animais
Seção B | Semiologia do Sistema Respiratório de Pequenos Animais
Capítulo 9 | Sistema Reprodutor
Seção A | Semiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Seção B | Semiologia da Glândula Mamária de Éguas, Cadelas e Gatas
Seção C | Semiologia da Glândula Mamária de Ruminantes
Seção D | Semiologia do Sistema Reprodutor Masculino
Capítulo 10 | Semiologia do Sistema Urinário
Capítulo 11 | Sistema Nervoso
Seção A | Semiologia do Sistema Nervoso de Pequenos Animais
Seção B Semiologia do Sistema Nervoso de Grandes Animais
Seção C | Exames Complementares
Capítulo 12 | Sistema Locomotor
Seção A | Semiologia do Sistema Locomotor de Bovinos
Seção B | Semiologia do Sistema Locomotor de Equinos
Seção C | Semiologia do Sistema Locomotor em Cães e Gatos
Capítulo 13 | Semiologia da Pele
Capítulo 14 | Semiologia do Sistema Auditivo
Capítulo 15 | Semiologia do Sistema Visual dos Animais Domésticos
Capítulo 16 | Semiologia de Animais Selvagens

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5ZgqA9CaioHALURFTn01a5Owv1PBPozBKJXikQOfhcHS1lO9rDR_RQmpbSbb5l5f5fq9cAQl9tmPa0uyDvFHFmDi__BtK1WT68bPM-h0PJF3ACUpQt3pT-ZnIQpTla58I2dH_MCWDin18/s200/histo.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjWyM4HY8P6fy85lffBgmFho4LkXmm8Gk94YbWQ1QOWW_nbDMwrk_RLBOQNNoRjXa2aiVJl5uSjSYq_3VwGs94FL-ePKj8jeKF4PUul2KXmgL7XomKjqUIzdvQ29Ue24w9psOREWqmfjqjV/s200/bioq.jpg





Exames Laboratoriais e Procedimentos Diagnósticos em Cães e Gatos

Detalhes
Exames Laboratoriais e Procedimentos Diagnósticos em Cães e Gatos propicia aos clínicos e estudantes de veterinária uma referência completa e de consulta rápida para procedimentos diagnósticos e exames laboratoriais utilizados diariamente no diagnóstico e no controle de enfermidades de cães e gatos.
Atualizada e em formato de fácil acesso, a obra reúne o conteúdo acerca dos exames Laboratoriais e Procedimentos Diagnósticos em Cães e Gatos, o qual encontrava-se disperso em diversas fontes clínicas. Nesse sentido, não há outro livro tão abrangente que apresente todos estes procedimentos diagnósticos e exames laboratoriais em um só volume. A seção de exames laboratoriais possibilita rápido acesso aos exames clinicamente importantes, com informações gerais sobre sua preparação, realização e fatores que os influenciam, bem como um guia conciso para interpretação do resultado do exame.
A obra é uma fonte de referência atualizada sobre dados médicos, ideal para os médicos veterinários que buscam um atendimento de alta qualidade.

Eckert Fisiologia Animal mecanismos e Adaptações
Detalhes
As Idéias desenvolvidas no texto são iluminadas e argumentadas pelo uso liberal de ilustrações e legendas de figuras. Pela primeira vez, desenhos completamente coloridos foram adicionados, criando um programa de alta qualidade visual para ajudar a motivar os estudantes.

Destaques fornecem informações aprofundadas sobre os experimentos e os indivíduos, associados com avanços importantes no assunto, a derivação de algumas equações ou, simplesmente, conhecimento histórico sobre um tópico em discussão.
Sumário
Parte I - Princípios de Fisiologia
Capitulo 1 - Estudando Fisiologia Animal
Capitulo 2 - Métodos Experimentais para Pesquisa em Fisiologia
Capitulo 3 - Moléculas, Energia e Biossíntese
Capitulo 4 - Membranas, Canais e Transporte

Parte II - Processos Fisiológicos
Capítulo 5 - As Bases Físicas da Função Neuronal
Capitulo 6 - Comunicação nos Neurônios e entre Neurônios
Capitulo 7 - A recepção de Estímulos do Ambiente
Capitulo 8 - Glândulas: Mecanismos e Custos da Secreção
Capitulo 9 - Hormônios: Regulação e Ação
Capitulo 10 - Músculos e Movimento do Animal
Capitulo 11 - Comportamento: Iniciação, Padrões e Controle

Parte III - Integração de Sistemas Fisiológicos
Capitulo 12 - Circulação
Capitulo 13 - Trocas Gasosas e Equilíbrio Ácido-básico
Capitulo 14 - Equilíbrio Osmótico e Iônico
Capitulo 15 - Adquirindo Energia: Ingestão de Alimentos, Digestão e Metabolismo
Capitulo 16 - Usando a Energia: Enfrentando Desafios Ambiental





Fundamentos de Cirurgia em Pequenos Animais

Detalhes
Fundamentos de Cirurgia em Pequenos Animais apresenta os princípios cirúrgicos essenciais para a boa prática veterinária, abrangendo desde a avaliação pré-operatória do paciente e a preparação do instrumental cirúrgico até a técnica asséptica e o tratamento da dor pós-operatória.
Desenvolvida com o objetivo de solidificar as bases da prática de cirurgia veterinária e melhorar a compreensão da aplicação das técnicas cirúrgicas, esta obra apresenta ainda diversas ilustrações e fotografias de alta qualidade que complementam as detalhadas descrições do texto, tornando-a ainda mais valiosa. Trata-se, portanto, de uma referência importante para o treinamento do procedimento cirúrgico para estudantes de veterinária, além de ser uma excelente fonte de atualização para os profissionais da área.

Características importantes
• Texto claro e detalhado
• Ilustrações e fotografias de alta qualidade
• Abordagem de tópicos cruciais para os procedimentos cirúrgicos, como posicionamento, colocação de panos de campo cirúrgico e manipulação de instrumentos
• Descrições detalhadas das técnicas mais comuns de colocação de tubos e diversas ilustrações que mostram o passo a passo da técnica de oóforo-histerectomia canina.

Sumário

Capítulo 1 | Avaliação Pré-operatória
Capítulo 2 | Anestesia Básica em Pequenos Animais
Capítulo 3 | Assepsia na Cirurgia de Pequenos Animais
Capítulo 4 | Uso de Antibióticos na Cirurgia de Pequenos Animais
Capítulo 5 | Instrumental Cirúrgico Básico
Capítulo 6 | Embalagem de Materiais para Esterilização
Capítulo 7 | Condutas no Centro Cirúrgico
Capítulo 8 | Paramentação Cirúrgica
Capítulo 9 | Paramentação da Equipe Cirúrgica
Capítulo 10 | Preparação Cirúrgica do Paciente
Capítulo 11 | Panos de Campo Cirúrgico
Capítulo 12 | Manuseio do Instrumental Cirúrgico
Capítulo 13 | Nós Cirúrgicos
Capítulo 14 | Material e Padrões de Sutura Básicos
Capítulo 15 | Sutura e Cicatrização da Ferida
Capítulo 16 | Hemostasia Cirúrgica
Capítulo 17 | Tubos, Sondas e Drenos Cirúrgicos
Capítulo 18 | Oóforo-histerectomia Canina
Capítulo 19 | Tratamento da Dor Pós-operatória
Capítulo 20 | Cuidados Pós-operatórios
Índice Alfabético

http://ecx.images-amazon.com/images/I/51nZ%2BT1LRUL._SX382_BO1,204,203,200_.jpg

http://www.livrarialuana.com.br/capas/137/8572416137.jpg
CUIDADO DE FERIMENTOS PARA VETERINÁRIOS EQÜINOS
Autor: HENDRICKSON, DEAN A.
Editora: ROCA
Um livro indispensável para veterinários de eqüinos!Um guia ricamente ilustrado sobre as técnicas tradicionais e avançadas de cica­trização de ferimentos.Orientações detalhadas sobre limpeza, preparação e fechamento bási­cos de ferimentos, incluindo bandagens e técnicas de enxerto.Abordagem prática dos conceitos e técnicas de cicatrização úmida dos feri­mentos.Considerações anatômicas importantes são enfatizadas de acordo com as regiões­ corporais.
http://www.dathabook.com.br/capas/216/9788574760216.jpg
DICIONÁRIO INGLÊS-PORTUGUÊS/PORTUGUÊS-INGLÊS DE TERMOS TÉCNICOS EM MEDICINA VETERINÁRIA E BIOLOGIA

Autor: Sampaio, Anita Alves
Editora: EDITORA ANDREI
Assunto: DICIONARIO & TERMINOLOGIA MEDICA
ISBN: 8574760218
ISBN-13: 9788574760216
Livro em português
Número de Páginas: 324
Edição: 1ª
Ano de Publicação: 1992
Encadernação: BROCHURA














Microbiologia Veterinária e Doenças Infecciosas



AUTOR: Quinn, Markey, Carter, Donnelly, Leonard
EDITORA: Artmed
EDIÇÃO: 1ª - 2005
ISBN: 97-885-363-0486-1
Nª PÁGINAS: 512
FORMATO: 21 X 28 cm
PESO: 1,100 gr
ENCADERNAÇÃO: Brochura

A Microbiologia Veterinária é um assunto fundamental tanto para estudantes como para profissionais e pesquisadores em veterinária.
Escrito por professores experientes, Microbiologia veterinária e doenças infecciosas cobre cada aspecto dessa temática, abordando também a bacteriologia, a micologia e a virologia, constituindo-se em recurso valioso para todos os interessados na área.
Destaques da Edição:
Uma descrição concisa dos grupos de microrganismos.
Numerosas tabelas e figuras que facilitam a compreensão do texto.
Um resumo das doenças infecciosas com base em seus principais sinais clínicos.
Condição de Entrega:

http://www.bibliomedlivraria.com.br/images/produtos/Item_C17835_1.gif

Por: R$ 138,00
























Manual de Anestesia e Analgesia em Equinos

AUTOR: Valverde
EDITORA: Roca
EDIÇÃO: 1ª Edição - 2008
ISBN: 9788572417389
PÁGINAS: 352 Páginas

Nos últimos anos, aconteceram vários progressos importantes na anestesia e analgesia em eqüinos, incluindo novos métodos de monitora-mento do paciente, disponibilidade de novas substâncias e implementação de novos procedimentos. Este livro aborda todos os métodos tradicionais de anestesia e progressos recentes, além de fornecer informações essenciais para estudantes e profissionais sobre as bases científicas da anestesia, bem como dicas úteis sobre aspectos mais práticos, como os protocolos medicamentosos para a anestesia a campo.

http://www.bibliomedlivraria.com.br/images/produtos/Item_C17932_1.gif

Por: R$ 105,00





Fundamentos de Patologia Clínica Veterinária



Autor:Stockmam
Editora:Guanabara
Edição:2ª/2011
ISBN:9788527717403
Este livro traz informações relevantes sobre os exames laboratoriais comuns usados na avaliação de mamíferos domésticos, incluindo as mensurações feitas, as condições de amostragem ou de análise que afetam os resultados indicam acerca do estado fisiológico ou patológico de um paciente. Sempre que possível, as doenças e condições são agrupadas por mecanismos ou processos comuns, visando facilitar o entendimento conceitual dos dados laboratoriais aplicáveis de maneira geral a muitas espécies.

http://www.bibliomedlivraria.com.br/images/produtos/Item_C19062_1.gif

Por: R$ 233,00












ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

Histologia Veterinária de Dellmann

Autor:Frappier
Editora:Manole
Edição:6ª/2012
ISBN:9788520430156
Já em sua 6ª edição, o livro traz informações mais importantes acerca da estrutura e função das células, tecidos e órgãos de diversas espécies e inclui:Novas imagens microscópicas, ultrassonográficas e cintilográficas, além de diversas ilustrações ricas em detalhes, que visam aprimorar a assimilação do conteúdo apresentado.
Lâminas coloridas de imagens histológicas
Lista de sugestões de leitura ao final de cada capítulo, estimulando o aprofundamento nos estudos.
Capítulos divididos por regiões anatômicas, os quais permitem comparar aspectos importantes entre as espécies, propiciando ao leitor uma melhor compreensão de como elas se diferenciam em relação às principais estruturas.

http://www.bibliomedlivraria.com.br/images/produtos/Item_C19535_1.gif

Por: R$ 143,00



http://www.bibliomedlivraria.com.br/imagens/caixa_canto_esq1.gif






ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

O Cavalo Características, Manejo e Alimentação.

Autor: Cintra
Editora: Roca
Edição: 1ª/2011
ISBN: 9788572418690
André Galvão de Campos Cintra tornou realidade sua ideia de escrever uma obra nacional, surgida há alguns anos, ao abservar a deficiência existente no meio equestre brasileiro de um livro dedicado aos cavalos.Ele notou que só havia obras importadas sobre o tema, sendo a criação do cavalo baseada no ponto de vista europeu ou americano, o que nem sempre condiz com a realidade brasileira. Além disso, eram obras voltadas quase exclusivamente a determinadas raças, enfocando suas origens e padão, e não o cavalo como um todo e de forma generalizada.

http://www.bibliomedlivraria.com.br/images/produtos/Item_C19045_1.gif

Por: R$ 223,00



http://www.bibliomedlivraria.com.br/imagens/caixa_canto_esq1.gif


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

para comentar, você também pode utilizar Perfil Anônimo... Peço que assine pelo menos um Nome para conversarmos...